Quantcast
Channel: Pibid
Viewing all articles
Browse latest Browse all 658

Pesquisadora do IFMG é premiada em workshop internacional

$
0
0

O III Workshop Internacional de Bioinformática em Biologia/Epidemiologia Molecular e Evolução Viral, realizado em Belo Horizonte, teve uma servidora do IFMG entre os pesquisadores premiados. Lívia Cristina Santos, técnica de laboratório do Campus Bambuí e mestranda do Programa de Ciências da Saúde do Centro de Pesquisas René Rachou/Fiocruz, é autora de um dos dois trabalhos agraciados.

Intitulado Biodiversidade molecular e evolução da enzima ascorbato peroxidase de Trypanosoma cruzi, a pesquisa é focada na enzima ascorbato peroxidase (APX), que participa do processo de defesa antioxidante do Tripanossoma, o parasito causador da Doença de Chagas. “O objetivo foi fazer um estudo da biodiversidade molecular da APX sob uma perspectiva evolutiva. Em um sentido mais amplo, nosso trabalho vai contribuir para a compreensão desta via, que é um dos alvos da busca por novas drogas mais efetivas para o tratamento da doença de Chagas”, explica Lívia.

Satisfeita, a pesquisadora conta que essa foi a primeira exibição de seu estudo em um evento científico. “Este prêmio veio reafirmar a importância do nosso trabalho. É muito gratificante ter o seu esforço reconhecido e saber que ele vai trazer algo de bom para as pessoas.”    O Workshop ocorreu entre os dias 30 de novembro a 04 de dezembro, na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Participaram do evento pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

 

Com informações da Comunicação Bambuí

 

Lívia Lívia Cristina Santos (dir) e a orientadora Laila Alves Nahum


Viewing all articles
Browse latest Browse all 658