Era uma vez... um professor de Língua Portuguesa que resolveu iniciar o novo ano com muitos livros e leituras e abriu a possibilidade dos alunos do ensino médio se aventurarem no universo literário. Essas linhas não foram retiradas de um conto, o fato acontece desde a quinta-feira, sete de janeiro, quando o professor Wanderson Batista iniciou as atividades do projeto “Rodas Literárias” nas turmas do 1º ano Técnico em Meio Ambiente e 1º Técnico em Segurança do Trabalho do campus Governador Valadares. “A ideia é fazer uma grande “roda” em cada sala, para que cada aluno, de forma bem descontraída, compartilhe com os pares o livro mais recente que leu”, pontua o professor.
Na apresentação, havia livros para todos os gostos, romance, suspense, ficção e estórias baseadas em fatos reais. As escolhas variavam de clássicos como “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, e “Pequeno Príncipe”, de Antoine Saint-Exupéry, e também novidades como “O corpo morto de Deus”, de Giselda Laporta Nicolelis e “Por lugares incríveis”, de Jennifer Niven.
O estudante Vitor Carlos Moura, por exemplo, escolheu o “Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil”, escrito pelo ex-jornalista da revista Veja e editor das revistas Superinteressante e Aventuras na História, Leandro Narloch. No livro, o autor defende que grande parte dos fatos apresentados por estudiosos da história do Brasil são irreais ou distorcidas. “Escolhi o livro, pois quero saber a real verdade dos fatos sobre o meu país”, explica.
Já a aluna Maria Eduarda Silveira escolheu o gênero de ficção americana “O maior amor do mundo”, de Seré Prince Halverson. A obra mergulha no universo da maternidade, afeto e transformação. “Escolhi o livro para demonstrar que uma madrasta também pode ser considerada mãe. Ela pode amar uma pessoa incondicionalmente, mesmo não sendo seu filho biológico, e esse amor pode se tornar recíproco”, explica.
Segundo o professor Wanderson, o objetivo principal dessa atividade é fazer com que os alunos se tornem leitores mais críticos, capazes de fazer, a partir da leitura literária, uma leitura de si mesmos e do mundo que os cerca. Além disso, “numa roda literária, o aluno desenvolverá não só a sua oralidade, mas também aspectos ligados à textualidade (resumo, depoimento e indicação de leitura)”, ressalta.
(Fonte: Comunicação / Campus Governador Valadares)