No início de dezembro uma equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMG compareceu ao Campus Bambuí para visitar a VIII Feira Interdisciplinar de Produção Acadêmica (Fipa). O objetivo foi analisar os trabalhos com potencial para registro e explicar aos alunos e professores como esse processo funciona.
Edilson Nolaço, servidor efetivo do Núcleo, explica que uma das funções do NIT é prestar assessoria aos inventores do IFMG no que se refere à proteção da propriedade intelectual desenvolvida no Instituto. “Os trabalhos elaborados na Feira têm o foco na inovação e muitos deles têm potencial. Temos de caminhar para que essa proteção ocorra antes da divulgação, quando o invento perde um requisito básico para ser protegido: a novidade”.
Em sua oitava edição, a Fipa é um evento organizado para a apresentação dos trabalhos desenvolvidos por estudantes do Campus Bambuí e de outras instituições de ensino superior. Muitos projetos e apresentados na Feira já ganharam prêmios em nível regional e nacional e resultaram em produtos com potencial para o mercado.
Para mais informações sobre a VIII Fipa, clique aqui.