Quantcast
Channel: Pibid
Viewing all articles
Browse latest Browse all 658

Ações prezam clareza e participação na gestão do Instituto

$
0
0

Deliberar, de forma democrática e criteriosa, sobre temas de interesse dos servidores e da comunidade acadêmica como um todo. Com este intuito, entrou em vigor, neste mês de dezembro, a portaria nº 1.695. O documento estabelece os procedimentos metodológicos para criação e funcionamento dos Grupos de Trabalho (GTs) na Reitoria e nos campi do IFMG.

A medida permite representatividade na definição de aspectos relevantes para os servidores, como remoção e redistribuição, flexibilização da jornada de trabalho, regras gerais de afastamento para capacitação, entre outros temas previstos, a serem tratados de acordo com as prioridades estabelecidas. “A gestão compartilhada é hoje uma tendência em várias instâncias da administração pública e é nosso dever ouvir as diversas opiniões que compõem o IFMG”, afirmou o reitor Kléber Gonçalves Glória, em comunicado à Instituição.

Comissão
Portaria anterior, publicada no mês de outubro, instituiu, também, uma comissão interna para diagnóstico da situação do Pronatec na Instituição (foto). Por meio dessa ação, foi possível obter uma visão geral do andamento das atividades, tendo em vista a alteração na coordenação do programa. Após 37 dias de trabalhos, a equipe envolvida no diagnóstico obteve e sistematizou dados que estão pautando o prosseguimento do programa e eventuais adequações.

No que diz respeito ao Pronatec, o IFMG passou, ainda, a atuar de forma mais próxima ao Ministério da Educação (MEC). Uma visita do MEC à Instituição, no mês de novembro, estabeleceu novos parâmetros de parceria e um acordo de supervisão entre este Ministério e o Pronatec/IFMG, sempre com vistas à melhoria do programa.

Gestão otimizada
Procedimentos que viabilizem mais agilidade e organização de processos internos também estiveram em evidência nos últimos meses. Por meio de trabalho da Diretoria de Tecnologia da Informação, em conjunto com o Campus Bambuí, o IFMG deu início ao estudo para implantação do Projeto Eletrônico Nacional (PEN), programa integrante da plataforma do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Trata-se de um projeto de gestão pública que visa à diminuição do espaço de armazenamento de documentos, redução de custos, mais agilidade e transparência na tramitação de processos da administração pública. A modernização deve trazer uma série de vantagens, tanto para o público externo quanto para o interno. Para os servidores, por exemplo, não será mais necessário aguardar a tramitação de documentos de um setor ao outro, já que, com o sistema, os processos poderão ser analisados diretamente no computador, tablet ou celular, em mais de uma área ao mesmo tempo.

Dinamicidade também é o objetivo de uma planilha desenvolvida pelo técnico administrativo do Campus Piumhi Rodrigo Gonçalves de Oliveira. Criada a partir do programa Excel, a ferramenta começou a ser usada no final de novembro e torna mais práticos os trabalhos de controle de saldo, compra direta, listagem de empresas, dentre outros. De acordo com o diretor de planejamento do IFMG, Rainer de Paula, até que se tenha um sistema integrado em pleno funcionamento, a planilha vai facilitar o trabalho da Reitoria e dos campi, proporcionando mais segurança nas informações e eficiência na execução de empenho de atas.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 658