Em setembro, tomaram posse os novos diretores-gerais dos 16 campi (e campi avançados) do Instituto Federal de Minas Gerais. A solenidade oficial ocorreu no auditório da Reitoria, logo após a realização da primeira reunião do Colégio de Dirigentes pela equipe da nova gestão do Instituto.
“É um momento de muita importância e expectativa para toda a comunidade do IFMG”, ressaltou, à época, o reitor, prof. Kléber Glória. Para ele, é fundamental a união e o apoio de todos os segmentos – técnicos administrativos, docentes e estudantes – para a condução dos trabalhos. “Temos uma responsabilidade muito grande. Não podemos perder de vista a confiança depositada em nosso trabalho e faremos de tudo para implantar o que foi proposto: uma gestão do diálogo e da participação, em que as decisões sejam democraticamente construídas”.
Entrega dos termos de posse e visitas aos campi
Já entre os meses de outubro e dezembro, os campi do IFMG promoveram as cerimônias de entrega dos termos de posse aos diretores-gerais. A série de eventos marcou, também, a visita do reitor às localidades. Confira um pouco dos acontecimentos.
Acesse a Galeria de Fotos para visualizar as imagens dos eventos em cada um dos campi.
Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco
Dia 14 de outubro tomou posse o novo diretor do Campus Conselheiro Lafaiete, professor Antônio Marcos Murta. Ele assume a unidade inaugurada em fevereiro de 2015 e que conta hoje com 280 alunos. Na ocasião, Antônio Marcos recebeu o reitor que, ao longo de todo o dia, se reuniu com os funcionários do campus (servidores e terceirizados), autoridades religiosas, com os pais dos alunos e também e ouviu de representantes de empresas o que elas esperam de um profissional recém-formado.
A posse do diretor de Ouro Branco, professor Lawrence de Andrade Magalhães Gomes, ocorreu dia 15 de outubro. O evento contou com a presença de autoridades e comunidade acadêmica, além de representantes de órgãos públicos, associações locais e instituições de ensino. Uma apresentação dos projetos de extensão Mil Vozes e Batucarte mostrou o talento dos alunos dos cursos técnicos integrados do campus.
Governador Valadares e São João Evangelista
No dia 30 foi realizada a solenidade que empossou o diretor-geral do Campus Governador Valadares, professor Willerson Custódio da Silva. O evento contou com a presença de integrantes do IFMG e autoridades, além da representante da família Peixoto, doadora do terreno onde se localiza a unidade, Mayra Rody Peixoto. Todos assistiram a uma apresentação de violinos feita por dois alunos do Instituto.
Em 31 de outubro foi a vez de São João Evangelista. Em seu discurso, o professor José Roberto de Paula enfatizou a busca do diálogo permanente com as comunidades interna e externa, fazendo uso da transparência e compromisso público de suas ações. “Temos consciência de nossa responsabilidade em possibilitar condições de trabalho adequadas aos servidores e estudantes e também a preservação de um ambiente otimista e produtivo em nossa instituição.”, destacou.
Sabará e Santa Luzia
O reitor entregou o termo de posse à diretora-geral do Campus Sabará, Wanderci Alves Bitencourt, no dia 5 de novembro. Junto ao evento, realizou-se a abertura da Semana de Ciência e Tecnologia, com a promoção da palestra “Luz, ciência e vida” e de apresentações de teatro e dança feitas pelos estudantes.
Com sorrisos, aplausos e até um coro (feito pelas pessoas no auditório), bandas e músicos como Legião Urbana e Raul Seixas estiveram “presentes”, por meio das vozes dos estudantes Henrique Cesário Camelo e Luiz Felipe Silva, na cerimônia de entrega de posse ao diretor do Campus Santa Luzia, Harlley Torres, realizada no dia 6 de novembro. Os membros do campus também aproveitaram o momento para homenagear o primeiro diretor da unidade, Hércules José Procópio, que infelizmente não pôde estar presente e justificou sua ausência.
Ribeirão das Neves e Betim
Ao som da clássica “As quatro estações”, de Vivaldi, a Orquestra Jovem da Cidade dos Meninos abriu a cerimônia de entrega do termo de posse ao diretor-geral de Ribeirão das Neves, Charles Martins Diniz. O evento, na noite de 10 de dezembro, sucedeu a visita realizada, naquela tarde, às instalações do novo campus, que tem previsão de ser inaugurado no início de 2016.
Em Betim, a cerimônia foi realizada no dia 11 de novembro. Do púlpito do anfiteatro do campus, a diretora-geral, Luciana Batista de Lima, agradeceu aos familiares, ao reitor Kléber Gonçalves Glória, por quem foi empossada e aos professores e técnicos administrativos do campus onde atua há cerca de quatro anos (primeiro como coordenadora de curso, depois como DAP), afinal, “foram muitas descobertas e aprendizagem juntos”, afirmou.
Ponte Nova e Itabirito
Energia empolgante ou palavras tocantes? Tanto faz. Emoções típicas de solenidades? Não. Muito mais do que isso. Quem estava presente nas cerimônias de entrega de posse dos diretores-gerais Leonardo de Paiva Barbosa (Ponte Nova) e Fernanda Pelegrini Proença (Itabirito) pôde não só ouvir isso (no discurso emocionado da nova diretora) como também sentir (na energia entusiasmada do também novo diretor) o que está descrito acima.
Em ambas solenidades, realizadas na terça (dia 17 de novembro) em Ponte Nova e na quarta (dia 18 de novembro) em Itabirito, os termos de posse foram entregues pelo reitor. Em Ponte Nova, a cerimônia foi abrilhantada por performances musicais dos estudantes Luan Gondim Pinto e Renan Soares Bastos. Já em Itabirito, foram as apresentações dos professores Renata Fogaça e Frederico Leite e da camerata de violões do Coral Canarinhos de Itabirito que animaram o evento.
Ouro Preto e Congonhas
Em solenidade realizada no dia 25 de novembro, foi entregue o termo de posse à diretora-geral do Campus Ouro Preto, Maria da Glória dos Santos Laia, eleita em junho. Em seu discurso, a diretora ressaltou que assumir a escola pela segunda vez é missão que impõe novas responsabilidades. A abertura do evento foi marcada por apresentações musicais e por uma homenagem do ex-professor do campus, Arnaldo Freitas de Oliveira Junior, à nova direção.
Durante solenidade realizada no dia 26 de novembro, com participação de autoridades locais e de servidores do IFMG (Reitoria e campi), o diretor-geral do Campus Congonhas, Joel Donizete Martins, recebeu o termo de posse do reitor. Na ocasião, foi realizada ainda uma reunião e visita institucional com os diretores de outras unidades do IFMG. O evento contou, também, com a apresentação musical do projeto de extensão Trem de Minas e do coral Cidade dos Profetas.
Piumhi, Bambuí e Formiga
No dia 1º de dezembro, realizou-se, com a presença de um grande público, a solenidade de entrega do termo de posse à diretora do Campus Avançado Piumhi, Letícia Efrem Natividade de Oliveira. A apresentação musical foi feita pelos estudantes do projeto Reconstruindo Vidas de Piumhi. Também foram feitas homenagens àqueles que, de alguma forma, contribuíram para a implantação do campus na cidade.
“Não sei exatamente quantos passos daremos em direção ao futuro, mas que sejam dados no caminho certo. Nestes quatro anos, posso dizer que não faltará empenho para isso”, afirmou o novo diretor do Campus Bambuí, Rafael Bastos Teixeira, durante uma cerimônia ocorrida no dia 2 de dezembro. Participaram do evento autoridades do município e integrantes do IFMG. Já a apresentação artística foi feita pela estudante Mariana Carvalho e sua banda “Made in Mary”, que faz parte do projeto cultural “Santo de Casa”.
Dia 3 de dezembro foi realizada a solenidade de entrega do termo de posse ao diretor-geral do Campus Formiga, Washington Santos Silva. Músicos da Emmel de Formiga abrilhantaram o evento, que teve a participação de autoridades locais, de diretores gerais, pró-reitores, diretores, coordenadores de campi do IFMG e servidores do campus.
Acesse a Galeria de Fotos para visualizar as imagens dos eventos em cada um dos campi.