Quantcast
Channel: Pibid
Viewing all articles
Browse latest Browse all 658

Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) amplia equipe e planeja novas ações para 2016

$
0
0

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFMG conta, agora, com três bolsistas de gestão em ciência e tecnologia, com financiamento da Fapemig. A equipe, ampliada no final de novembro, é coordenada pelo professor Luiz Fernandes. O núcleo está vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.

Dentre as principais ações previstas para o fortalecimento do NIT em 2016, estão a capacitação e a estruturação da equipe da Reitoria, além do trabalho em conjunto com os campi para a disseminação da cultura de propriedade intelectual na Instituição.

De acordo com o servidor efetivo do núcleo, Edilson Nolaço, pretende-se formar multiplicadores nos campi para a viabilização, também, do desenvolvimento de projetos de gestão, inovação e transferência de tecnologia. “É fundamental que os servidores entendam a importância do NIT dentro da Instituição. Nós pretendemos, já no início do ano que vem, realizar uma apresentação do núcleo junto ao Colégio de Dirigentes”, completa.

Polo de inovação

Como proposta de trabalho integrado, o NIT está trabalhando para fornecer o suporte necessário ao funcionamento do polo de inovação tecnológica recém-implantado no IFMG, por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O projeto, desenvolvido no Campus Formiga, versa sobre o desenvolvimento de sistemas automotivos inteligentes, em parceria inicial com o Grupo Fiat-Chrysler Automobiles.

“Vamos atuar em conjunto com o polo, fomentando a cultura de propriedade intelectual e assegurando os diretos da Instituição, por meio da proteção das tecnologias desenvolvidas”, explica Edilson.

Investimento em PD&I

De acordo com Edilson, em grandes economias, a maior fatia de gastos com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) fica sob responsabilidade do setor privado, realidade que é bem diferente se comparada aos países emergentes, como é o caso do Brasil. “O investimento em novas tecnologias está a cargo das instituições públicas. Entretanto, o número de pesquisas que chegam ao mercado em forma de patentes e que poderiam gerar um fluxo de retroalimentação entre empresa e instituição ainda é muito inferior ao desejado”, enfatiza.

Ele destaca, ainda, que o total de depósitos de patentes no Brasil, somados setores público e privado, não chega a 2,1% de representatividade em comparação com os principais escritórios de patente no mundo.

 

Saiba mais sobre o Núcleo de inovação Tecnológica do IFMG (NIT)

O NIT foi criado em 2009 em atendimento a Lei nº. 10.973/2004, com a finalidade de gerir a política de inovação do Instituto. Sua atividade principal é intermediar a proteção da propriedade intelectual que é desenvolvida na Instituição e facilitar o licenciamentode tecnologia para empresas interessadas.

Com atuação multidisciplinar, o IFMG desenvolve pesquisa nas mais variadas áreas de conhecimento. Neste contexto, o NIT é responsável pela gestão da inovação no Instituto, avaliando os critérios de proteção das pesquisas desenvolvidas e auxiliando os pesquisadores em todo processo de proteção.

Além disso, o NIT atua na intermediação de transferência de tecnologia entre o Instituto e empresas, visando a sua comercialização e favorecendo o desenvolvimento tecnológico do país.

Vale ressaltar que o NIT se insere neste novo contexto globalizado, onde a inovação representa a sobrevivência de muitas empresas num mercado altamente competitivo.

Equipe:

Luiz Antônio Pires Fernandes Júnior – Coordenador

Edilson Nolaço dos Santos – Servidor efetivo

Lucas Cristiano Ferreira Alves - Bolsista

Douglas Sthéfanno de Sena Oliveira - Bolsista

Lilian Jeanne Manzoli Gonçalves Pereira - Bolsista


Viewing all articles
Browse latest Browse all 658