A equipe batizada de Interstellar, composta pelas estudantes do 3º ano técnico em Meio Ambiente, Bianca Marques Fernandes, Brenda Martins Fernandes e Isabela Nascimento Miranda do Campus Governador Valadares, conquistou troféu e medalhas na VIII Jornada de Foguetes. O evento ocorreu em Barra do Piraí, Rio de Janeiro, no período de 26 de outubro a um de novembro. O foguete construído e lançado pelas alunas atingiu uma distância de 108 metros, o que determinou o vice-campeonato. Ao todo, 53 equipes de todo o Brasil participaram da competição e as equipes que conseguiram um alcance acima de 150 metros, foram as campeãs da Jornada; o vice-campeonato ficou com os estudantes que conseguiram o alcance entre 100 e 150 metros e as menções honrosas para as equipes que obtiveram o alcance do foguete em até 100 metros.
As alunas compartilham da mesma opinião quanto ao aprendizado que a Jornada proporciona e a importância do contato com outras culturas. “É uma experiência nova, aprendemos muito, conhecemos muitos estudantes de outras escolas e queremos transmitir os conhecimentos e incentivar os alunos do campus a participarem nos próximos anos”, destaca Bianca.
A equipe Interstellar foi classificada para a Jornada depois do ótimo resultado na IX Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), na qual participaram quatro equipes do campus e foi realizada no próprio instituto. As alunas registraram o índice de 150 metros, alcance que possibilitou a participação na Jornada de Foguetes (etapa nacional). “Aplicamos na construção do foguete o que aprendemos em sala de aula. E na Jornada, na verdade, mais aprendemos do que mostramos”, explica Isabela.
Na Mostra, os alunos são desafiados a realizar lançamento de foguetes utilizando garrafa PET propelidos por uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre (solução de ácido acético). O objetivo é obter o maior alcance horizontal. A preparação é orientada pelos professores de física, Valcimar Silva de Andrade e Juliana Rodrigues Franco.
“O lançamento das meninas foi seguro e bonito. A nossa ida ao evento foi muito produtiva, foi uma troca de conhecimento e também cultural, conhecemos professores e alunos de outros estados. Estamos na expectativa que nos próximos anos consigamos ser selecionados novamente e que sejamos campeões”, reflete Juliana.
No evento, as alunas tiveram contato com outras equipes do Brasil, atividades de observação astronômica e palestra com o astronauta brasileiro Ten. Cel Marcos Pontes, que participou da Missão Centenário, em 2005.
“É missão do Campus Governador Valadares dar uma formação diferenciada aos seus alunos, e isso passa por atividades como a OBA e MOBFOG. Nessas atividades é possível mostrar aos alunos o caráter interdisciplinar do conhecimento e a importância da formação básica sólida para o prosseguimento em carreiras científicas e tecnológicas. O caráter lúdico dessas atividades também auxilia no processo de divulgação científica”, garante o professor Valcimar.
O Campus participa da MOBFOG desde 2013, tendo conseguido índice para a Jornada em 2014 e 2015. Como as alunas vencedoras são do 3º ano do ensino médio e estão a alguns meses da formatura, o intuito é orientar estudantes do 1º ano para darem continuidade aos trabalhos. “Gostaríamos de incluir uma competição internamente, no próprio campus, para incluir todos os alunos do ensino médio. Com isso, podemos aumentar o nosso nível e quando estivermos na competição de âmbito nacional, estaremos mais preparados”, conclui Brenda.
Sobre a Mostra de Foguetes
Esses eventos, juntamente com a OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia, são realizados pela SAB – Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira. A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de equipes, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio.
{youtube}https://www.youtube.com/watch?v=2mjFVaIoVBU{/youtube}