Quantcast
Channel: Pibid
Viewing all articles
Browse latest Browse all 658

Equipe do Campus Formiga desenvolve aplicativo que auxilia no processo de aprendizagem de crianças

$
0
0

Uma equipe integrada por professores, alunos e ex-alunos do IFMG no Campus Formiga, e outros colaboradores, desenvolveu e lançou no mercado o aplicativo SpeeCH, que possui a finalidade de auxiliar crianças no processo de aprendizagem, especialmente da fala. Este aplicativo foi criado visando crianças do espectro autista, porém, ele pode dar assistência às crianças que apresentem alguma outra dificuldade de aprendizagem ou de expressar-se verbalmente.
 
O aplicativo foi desenvolvido para dispositivos Android e é fruto de uma pesquisa aplicada desenvolvida pelo Campus Formiga, com apoio financeiro do IFMG e do CNPq. O SpeeCH faz uso da tecnologia Text to Speech (conversão de texto em voz) e permite ao usuário ouvir e ver os textos associados às imagens inseridas pelo administrador da aplicação. Esse administrador será uma pessoa responsável por inserir imagens e/ou coleções na aplicação (pais, pedagogos, fonoaudiólogos, etc), criando de forma personalizada o conhecimento a ser trabalhado pelo usuário final (criança). O usuário não tem acesso às configurações da aplicação, permitindo maior segurança e limitando o uso às definições do administrador.


Saiba mais.

Uma equipe integrada por professores, alunos e ex-alunos do IFMG – Campus Formiga e outros colaboradores, desenvolveu e lançou no mercado, o aplicativo SpeeCH, que possui a finalidade de auxiliar crianças no processo de aprendizagem, especialmente da fala. Este aplicativo foi criado visando crianças do espectro autista, porém, ele pode dar assistência às crianças que apresentem alguma outra dificuldade de aprendizagem ou de expressar-se verbalmente.

  

O aplicativo foi desenvolvido para dispositivos Android e é fruto de uma pesquisa aplicada desenvolvida pelo IFMG – Campus Formiga, com apoio financeiro do IFMG e do CNPq. O SpeeCH faz uso da tecnologia Text to Speech (conversão de texto em voz) e permite ao usuário ouvir e ver os textos associados às imagens inseridas pelo administrador da aplicação. Esse administrador será uma pessoa responsável por inserir imagens e/ou coleções na aplicação (pais, pedagogos, fonoaudiólogos, etc), criando de forma personalizada o conhecimento a ser trabalhado pelo usuário final (criança). O usuário não tem acesso às configurações da aplicação, permitindo maior segurança e limitando o uso às definições do administrador.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 658