Entre os dias 16 e 20 de novembro, uma equipe do Instituto Federal do Amapá (IFAP) visitou o Instituto Federal de Minas Gerais com o objetivo de trocar experiências e realizar um estudo in loco com vistas à redução da duração dos cursos técnicos no IFAP de quatro para três anos, a exemplo do que já ocorre no IFMG.
Os representantes do IFAP reuniram-se, inicialmente com o reitor do IFMG, prof. Kléber Gonçalves Glória, na Reitoria, coordenados pelo coordenador de Formulação e Supervisão de Políticas para o Ensino Técnico, da Pró-Reitoria de Ensino, Lucas Marinho. Durante o encontro, o reitor se colocou à disposição da equipe e enfatizou a importância da visita. “É uma honra para o IFMG ser considerado uma referência em virtude da adoção de tal sistema”, enfatizou.
Em seguida, a delegação do IFAP – composta pelo diretor-geral do Campus Macapá, Jorge Emílio Gomes, pela diretora de ensino do mesmo campus, Adriana Tavares, pela coordenadora dos cursos de Ensino Técnico da Reitoria, Crislaine Drago e pelo coordenador de Extensão e Pesquisa do Campus Macapá, Franciolli Araújo – visitou, respectivamente, os campi Ouro Preto e São João Evangelista.
Ouro Preto e São João Evangelista
No Campus Ouro Preto, os representantes do IFAP realizaram uma visita de dois dias – 17 e 18 de novembro. Acompanhados pelo diretor de Ensino Técnico, Rhelman Queiroz, a equipe conheceu a infraestrutura dos laboratórios dos cursos de Mineração, Metalurgia e Edificações. “O objetivo foi mostrar como são desenvolvidos os trabalhos em uma Instituição que conta com a experiência de sete décadas de atuação”, explica.
Os representantes do IFAP participaram também de reuniões com a diretora-geral do campus, Maria da Glória dos Santos Laia, com o diretor de Relações Institucionais, Frederico Ferrari e com a Área Pedagógica. A este setor, coube apresentar os projetos pedagógicos, bem como as ações promovidas pelos cursos de interesse do IFAP.
Depois da visita ao Campus Ouro Preto, a delegação do IFAP compareceu, nos dias 19 e 20 de novembro, ao Campus São João Evangelista.
(Colaboração: Comunicação / Campus Ouro Preto)