Quantcast
Channel: Pibid
Viewing all articles
Browse latest Browse all 658

Ciência, luz e vida nos campi do IFMG

$
0
0

Milhares de pessoas participaram, nos meses de outubro e novembro, das atividades da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) promovidas pelo IFMG, em seus diversos campi. O tema "Luz, ciência e vida" reuniu comunidade acadêmica e público em geral em torno das ações, que têm por objetivo é aproximar a Ciência e Tecnologia da população.

Os campi Congonhas e Ouro Preto promoveram a SNCT ainda no mês de outubro, enquanto Ouro Branco, Sabará, Governador Valadares, Ribeirão das Neves e Bambuí optaram pelas atividades em novembro. Já o Campus Bambuí irá realizar o evento entre 27 de novembro e 12 de dezembro, com vários eventos simultâneos - Feira de Ciências, minicursos, mostra científica da Pós-graduação, entre outros.

Confira como foi a SNCT em alguns campi:


Ouro Preto

Mais de 9 mil pessoas participaram da SNCT, realizada pelo Campus Ouro Preto entre 19 e 24 de outubro. Uma das atividades mais concorridas foi a palestra de abertura, proferida pelo primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes. Com auditório lotado, Pontes falou sobre sua experiência no espaço e relembrou sua trajetória, com o objetivo de motivar o público a batalhar também por seus sonhos.

O evento contou ainda com especialistas que conduziram debates sobre aplicação da luz no desenvolvimento de tecnologias óticas e sociais e na saúde. Professores e estudantes do curso de Gastronomia ofereceram oficinas durante toda a semana: ovos, vinhos, coquetéis, pão de ló e rocamboles, além de pães e bolos básicos para quem deseja fazer e vender. O Seminário Interno de Iniciação Científica ofereceu aos alunos a oportunidade de apresentarem os resultados dos projetos de pesquisa e extensão de que participam. Workshop de light painting, intervenção urbana de graffiti digital, shows, exposição e mostra científica com escolas de ensino fundamental da região também integraram a programação.

Fotos: Coordenação de Eventos e Projetos / Coordenação de Comunicação Social Ouro Preto

Ouro Branco

Em Ouro Branco, a IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi marcada pela realização de mais de 50 atividades. O público teve a oportunidade de participar de mesas redondas, minicursos, oficinas, assistir a palestras e participar de atividades culturais. A abertura, com o empresário Stefan Salej reuniu mais de 700 pessoas no Sindicato dos Metalúrgicos. Os estudantes do IFMG protagonizaram apresentações como nos projetos de extensão Mil Vozes e BatucArte, exposições “11 de Setembro: Conspiração ou Verdade” e “Robótica Móvel: Drone”, bem como participaram do II Jogos Interclasse.

A comunidade pôde debater temas polêmicos como “Discutindo o gênero”, “O direito de viver e bem morrer”, “Energia, sustentabilidade e bioética”, e “Educação para o século XXI”, que discutiu os rumos e fundamentos da educação atual. Na Câmara Municipal foi realizada uma plenária: o público conheceu de forma prática como ocorre o processo de criação de lei no Brasil, exercendo papel de deputados federais por um dia. Além disso, foram ofertadas oficinas e minicursos como Redes domésticas, Látex, Compostagem e horta vertical, Fabricação de produtos de limpeza, Fogão solar, Animações com geogebra, MSProject, entre outros. Pensando mais intensamente na formação cidadã, o público teve a oportunidade de discutir sobre o impacto dos impostos na vida dos cidadãos brasileiros e entender os cálculos, bem como discutir Direitos Humanos. Para finalizar, o II Festival Musical congregou apresentações de bandas de estudantes, professores e da comunidade em geral.

Ribeirão das Neves
As potencialidades do município estiveram no foco das atividades, que contaram com a presença de servidores, estudantes e público externo, de 12 a 14 de novembro. No primeiro dia, após abertura do evento – com participação dos gestores locais –, a equipe da empresa Unitec falou sobre a indústria de semicondutores e as perspectivas com a implantação de unidade em Ribeirão das Neves.

No segundo dia, houve rodas de conversa com empreendedores locais e, simultaneamente, mesa redonda com os professores Michel Le Ven e Mauro Morais, que trataram da pesquisa e das potencialidades da cidade. No último dia, estudantes e servidores passaram uma agradável manhã de sábado jogando dez diferentes jogos com temáticas gerais e específicas dos cursos da área de Gestão. Os jogos foram elaborados pelos discentes do primeiro módulo de Administração e Logística, com o auxílio dos docentes. Houve, também, exibição de vídeos produzidos pelos alunos do 2º período de Processos Gerenciais.

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 658