Realizou-se, no último dia 11, a segunda oficina do projeto de extensão "A interface entre as políticas de Educação e Previdência Social: aproximação dos alunos do Pronatec da política previdenciária" na Escola Municipal Pio Nunes, em Guanhães. Cerca de 40 pessoas estiveram presentes. O projeto é uma parceria entre o IFMG e as agências da previdência social de São João Evangelista e Guanhães.
O objetivo é promover a articulação entre o IFMG e o INSS para aproximar os alunos do Pronatec, unidades de São João Evangelista e Guanhães, da extensão universitária e da política previdenciária, por meio da socialização de informações. Com isso, eles recebem conhecimentos básicos necessários ao exercício de seus direitos.
Na primeira oficina, os bolsistas Anderson Godoy de Matos e Nathália Gabriela Alves Pereira fizeram uma exposição sobre a política previdenciária; acerca dos segurados, manutenção e perda de qualidade de segurado e carência. No dia 11, os bolsistas e Angelita Ferreira falaram sobre os benefícios previdenciários e sobre o BPC. A partir de agora, as oficinas ocorrerão em São João Evangelista. “Foi uma oficina muito participativa. No final, fizemos uma avaliação e 76% do público considerou as oficinas ótimas, o restante (24%) boas”, afirma a servidora do INSS.
Os idealizadores do projeto realizaram uma pesquisa para diagnóstico sócio-político e cultural dos alunos dos cursos do Pronatec em São João Evangelista e Guanhães, a fim de detectar as principais demandas dirigidas à Previdência Social e conhecer o perfil desses alunos, sobretudo no que se refere à inserção no mercado de trabalho. A partir da construção do “perfil” e identificação das demandas, os esforços foram direcionados para a elaboração das oficinas. Enquanto isso, alunos bolsistas foram treinados pelo gerente da agência da previdência de São João Evangelista, João Carlos Silva, para ministrar as oficinas.