Quantcast
Channel: Pibid
Viewing all articles
Browse latest Browse all 658

Campus Bambuí afina parceria com a Fiocruz

$
0
0

Servidores do IFMG - Campus Bambuí participaram, na terceira semana de outubro, de reunião com representantes do Centro de Pesquisa René Rachou / Fundação Oswaldo Cruz (CPqRR/Fiocruz) que discutiu propostas de parceria entre as duas instituições. As ações devem ser executadas a partir de um amplo convênio de cooperação já existente entre o IFMG e a Fiocruz, que visa ao “desenvolvimento de programas, projetos e atividades no campo da pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico, produção, informação técnico-científica, assistência à saúde, qualidade e meio ambiente”.

A diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Campus Bambuí, Ana Cardoso de Paula, apresentou propostas de trabalho para apreciação pela diretoria da Fiocruz. O CPqRR possui, no município de Bambuí, o Posto de Estudos Avançados Emanuel Dias, que foi um importante centro de pesquisa relacionado ao estudo e prevenção da doença de Chagas, porém, hoje, com estas atividades já em declínio. Sendo assim, a Fiocruz tem interesse, juntamente ao IFMG, em desenvolver outras atividades utilizando tal estrutura, além de fortalecer parcerias em pesquisas de um modo geral . Segundo a professora, este fato é um facilitador para que a atuação conjunta seja bem sucedida.

Duas sugestões, em especial, foram bem avaliadas pela Fiocruz. Elas dizem respeito à construção de um horto de plantas medicinais com design paisagístico e de um jardim sensorial em terreno anexo ao prédio do CPqRR em Bambuí. “O desenvolvimento desses projetos pode ser vinculado ao edital Pibex do Campus, que se encontra aberto até dezembro”, acrescenta Ana Cardoso.

Envolvimento
De volta ao Campus Bambuí, a diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação promoveu, dia 28 de outubro, reunião para apresentação das propostas encaminhadas. “A ideia é que todos tenham conhecimento dessa parceria, para que ela seja fortalecida com projetos de extensão e de pesquisa dentro das diferentes linhas”, explica.

Na ocasião, Ana Cardoso explicou que todos os departamentos do Campus poderão participar por meio de subprojetos, pois a proposta abriga uma série de oportunidades que envolvem diversas áreas de conhecimento. Participaram do encontro docentes, técnicos-administrativos e um representante da Emater-MG (foto). 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 658